Growing nº 12 mai-jun 2023
Asfertglobal
ATUALIDADE

Kiplant AllGrip: A solução sustentável para a cultura da vinha

Kiplant AllGrip é uma solução tecnológica composta por um consórcio de microrganismos solubilizadores de Fósforo e produtores de fitohormonas:

Promove a ação hormonal direta no crescimento da planta e na produtividade.

Aumenta a absorção de Fósforo, permitindo uma redução significativa da fertilização convencional.

Aumenta a eficiência da assimilação de nutrientes.

Promove a atividade biológica dos solos.

Kiplant AllGrip aumenta a tolerância ao stress abiótico e reduz a ação de fungos patogénicos associados a doenças da vinha, no solo.

Os resultados foram obtidos através de análise metagenómica na parcela onde foi aplicado o Kiplant AllGrip e na modalidade controlo, através da sequenciação do ADN de bactérias (16S rRNA), fungos (ITS) e sequenciação de determinados genes funcionais específicos.

Fig. 1. Efeito de Kiplant AllGrip na comunidade microbiana do solo associada à produção de fitohormonas.
Fonte: Biomakers, empresa certificada para ensaios.

O aumento de fitohormonas associado à aplicação de Kiplant AllGrip, tem ação direta no crescimento das raízes laterais e ramos e no desenvolvimento de órgãos florais das plantas.

Fig. 2. Efeito de Kiplant AllGrip na comunidade de microrganismos do solo associados à produção de compostos de adaptação ao stress.
Fonte: Biomakers, empresa certificada para ensaios.

Kiplant AllGrip também induziu um grande aumento de grupos de microrganismos que sintetizam compostos que aumentam a tolerância das plantas ao stress (água, salinidade, metais pesados, etc.).

Fig. 3. Efeito do Kiplant AllGrip na redução da presença de fungos patogénicos associados a doenças da vinha no solo.
Fonte: Biomakers, empresa certificada para ensaios.

A aplicação de Kiplant AllGrip tem efeito direto no aumento microrganismos associados à produção de fitohormonas como Auxinas (+55,4%), Citocininas (+46,9%) e Giberalinas (+52,7%).

Para além disso, a aplicação de microrganismos também leva à produção de compostos de adaptação ao stress como exopolissacarídeos (+24,6%), ACC desaminasa (+146,8%), tolerância à salinidade (+57,6%) e solubilização de metais pesados (+39,1%).

Kiplant AllGrip também reduz a presença de fungos patogénicos associados a doenças da videira, observou-se uma clara redução quanto a Botrytis spp. a diminuir em 4,3%, Aspergillus spp. em 33,3%, Phaeoacremonium spp. em 43,3% e Cladosporium spp. em 24,7%.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

TESTEMUNHO

Carlos Raimundo é produtor de Cereja no Fundão, com a marca Quinta Tapada da Ladeira. Fez 2 aplicações de Kiplant AllGrip às doses de 3l/ha e 2l/ha na 1ª e 2ª aplicação, respetivamente, e observou um ótimo desenvolvimento vegetativo, mesmo com as condições climatéricas adversas que se fazem sentir. A aplicação de Kiplant AllGrip veio aumentar a qualidade da produção, reduzir as unidades de fertilizantes químicos aplicados e, por sua vez, reduzir o custo da produção.

PROXIMIDADE DO CLIENTE

ASFERTGLOBAL ESTEVE PRESENTE NO WORLD AVOCADO CONGRESS

Pela primeira vez, estivemos presentes na Nova Zelândia, no 10º Congresso Mundial do Abacate, com as apresentações do Dr. Braulio Lemus com o tema: “Aplicação foliar de silício na prevenção de queimaduras solares em abacate” e “Gestão da podridão radicular causada por Phytophthora cinnamomi Rands com microrganismos benéficos”. Um evento que reuniu os maiores investigadores, produtores e técnicos do sector do abacate a nível mundial.

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL - PLANT EYE

Scanner 3D multiespectral para fenotipagem digital de alto rendimento – PLANT EYE – uma tecnologia vegetal única que combina a força da visão 3D com o poder da imagem multiespectral! A nossa estação experimental já se encontra equipada com tecnologia inteligente Digital Plant Phenotyping, que permite avaliar em tempo real vários parâmetros morfológicos da planta (biomassa, área foliar) e fisiológicos (NDVI, SPAD). Através desta tecnologia inovadora é possível monitorizar e definir o modo de ação das nossas soluções, de forma mais eficaz e em tempo reduzido.

MEET THE TEAM

JOANA LISBOA - MARKETING MANAGER ASFERTGLOBAL

Joana Lisboa ingressou na Asfertglobal como Marketing Manager, onde coordena todas as iniciativas de Marketing da empresa. Possui o mestrado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia, com especialização na área de Hortofruticultura e Viticultura e pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Lusófona de Lisboa. “Estamos conscientes de que o nosso sucesso depende da nossa cultura empresarial centrada na inovação e sustentabilidade, que nos permite dar resposta à crescente procura por soluções sem resíduo, soluções de biofertilização e proteção biológica das culturas”.

Asfertglobal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com
Linkedin Facebook Instagram Youtube
Projecto cofinanciado