Bem-vindos de novo!
atualidade
Redução das substâncias ativas, aumento da população mundial e o novo paradigma de proteção das culturas

A redução do uso de 50% das substâncias ativas (cerca de 80 substâncias ativas) até 2030, prevista no âmbito da estratégia biodiversidade da EU - Farm to Fork, pode levar a uma quebra mínima anual de 330 milhões de euros no rendimento agrícola em Portugal, segundo um estudo da Associação Nacional da Indústria para a proteção das Plantas (ANIPLA). Esta decisão política poderá ter fortes impactos na economia e no futuro de várias fileiras agro-alimentares europeias que engloba várias culturas como a vinha, o olival, pera, milho e tomate para indústria.

Este facto associado ao aumento da população mundial - A FAO estima que a população mundial deve atingir as nove mil milhões de pessoas em 2050 – leva a que haja uma necessidade urgente na alteração do paradigma da fertilização e proteção das culturas, de forma a adotar boas práticas e encontrar soluções sustentáveis perante ameaças como as mudanças climáticas.

Algumas das soluções para esta problemática serão a utilização de novos métodos de proteção das culturas que representem uma alternativa aos produtos provenientes da síntese química – soluções de BIOCONTROL - soluções naturais compostas por Óleos Vegetais, Oligossacáridos ou Extratos Botânicos com ação comprovada contra insetos, fungos e sem resíduo.

Kiplant VS-04 é uma solução à base de Quitosano, de origem enzimática, com ação directa sobre doenças causadas por fungos e bactérias patogénicas, permitindo ao mesmo tempo a otimização da produtividade, com maior qualidade de colheita e sem resíduos.

Modo de ação:

— Reforça a capacidade de resposta inata da planta, permitindo que esta se defenda contra vários agentes patogénicos, tais como doenças causadas por bactérias ou fungos.
— Aumenta o crescimento e o desenvolvimento das plantas
— Ação direta contra fungos, bactérias e nemátodos através da interação entre as membranas dos fungos e as moléculas do Quitosano, que resulta na destruição da membrana.


Avaliação da atividade elicitora de Kiplant VS-04

O objetivo do ensaio foi avaliar a atividade elicitora do produto Kiplant VS-04 em 3 concentrações distintas, utilizando um método quantitativo baseado no nível de expressão de dois genes de via de defesa do SA (Ácido Salicílico). As plântulas foram tratadas com diferentes concentrações e foi medido o nível de expressão dos dois genes através da análise PCR.

Fig. 1 — O gráfico ilustra os passos do teste do elicitor aplicado neste ensaio.

Graf. 1 — Nível médio de expressão do gene PR1, de acordo com os tratamentos.

A expressão do gene PR1 aumenta com o aumento da concentração do produto. Kiplant VS-04 a 0.3% ativou até 70 vezes mais a expressão do gene PR1 em comparação com o tratamento da água e, para Kiplant VS-04 à concentração de 3%, houve uma ativação do gene PR1 530 vezes superior ao tratamento da água.

Graf. 2 — Nível médio de expressão do gene PR5, de acordo com os tratamentos.

A expressão PR5 é ativada por todas as concentrações de produto com efeito de dose. De facto, os níveis de ativação da expressão PR5 aumentam com o aumento da concentração do produto.

Kiplant VS-04 a 3% ativou até 18 vezes mais a expressão do gene PR5 em comparação com o tratamento da água. E, a aplicação do produto Kiplant VS-04 à concentração de 0.3%, ativou praticamente o dobro da aplicação de SA (7,6).

Com este ensaio comprovou-se que Kiplant VS-04 tem a capacidade de induzir o sistema de defesa da planta contra ataques patogénicos, ativando, particularmente, a via do Ácido Salicílico, uma vez que ativa claramente a expressão dos genes PR1 e PR5 em qualquer que seja a dose utilizada.

proximidade ao cliente
Jornadas Técnicas de Resíduo Zero em Fruticultura

As Jornadas Técnicas de Resíduo Zero, organizadas em parceria com o INIAV, tiveram como objetivo apresentar os resultados de ensaios experimentais desenvolvidos pelos investigadores do INIAV, envolvendo a ação de soluções de Biocontrolo.

Foi um evento direcionado para produtores e para técnicos de fruticultura, onde estiveram presentes cerca de 100 pessoas. Esta superação de forma expressiva do número de participantes demonstra o aumento de interesse por parte dos agricultores e técnicos em conhecer soluções que deem resposta à crescente necessidade de produzir sem resíduos.

Asfertglobal participa em MACFRUT - Itália

A participação na feira profissional internacional de frutas e legumes – MACFRUT - superou todas as expectativas, pela elevada adesão de visitantes. Foram três dias de intensa partilha de conhecimento e aprendizagem e uma visão partilhada do futuro da agricultura, assente na inovação.

Asfertglobal aumenta o volume de vendas no primeiro semestre do ano

Asfertglobal aumenta em 20% o seu volume de vendas no primeiro semestre de 2022, resultado de uma maior procura de soluções biológicas e sem resíduos e da capacidade de evolução e investigação da Asfertglobal que, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desenvolve soluções inovadoras e tecnológicas que ajudam a praticar uma agricultura mais sustentável.

Este aumento considera-se mais expressivo considerando o contexto socioeconómico que atravessamos devido à escassez de matérias-primas e à dificuldade que atravessamos em termos de logística no transporte dos produtos.

experiência do cliente
José Firmino, produtor da Carmo e Silvério, na região oeste de Portugal, controlou o Oídio (Leveillula taurica) na cultura de Tomate de Estufa, com a aplicação de Kiplant VS04.

O Oídio pode causar redução de até 40% da produção, se as medidas de controlo não forem adotadas corretamente. A planta, quando tem um ataque muito severo desta doença sofre uma elevada desfoliação, que torna o fruto mais suscetível ao escaldão e a irregularidades na sua maturação. A translocação dos assimilados é também afetada, com consequências ao nível da valorização da produção, uma vez que o grau brix dos frutos é mais baixo.

Foto de cliente

José Firmino é produtor de tomate de estufa na região Oeste do Pais. O agricultor fez 3 aplicações de Kiplant VS-04 à concentração de 300ml/hl e obteve excelentes resultados! Conseguiu controlar o oídio no tomate, garantindo um bom crescimento e vigor da planta e uma maturação regular e sem frutos danificados.

asfertglobal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com