Bem-vindos de novo!
atualidade
Biocontrolo como futuro no controlo de Pragas e Doenças

Tem se verificado um aumento exponencial do número de pragas e doenças que afectam as diversas culturas e que provocam uma diminuição da sua produção. Os agentes patogénicos das plantas, sejam eles insectos, nemátodos, fungos, bactérias ou vírus, podem desenvolver rapidamente resistência aos diferentes agroquímicos utilizados para os controlar, tornando-os, assim, mais difíceis de eliminar.

Por esta razão, há vários anos que se procuram alternativas aos agroquímicos, de forma a controlar adequadamente os fitopatogénicos que afectam as culturas. Surgiram as soluções de Biocontrolo, que representam uma alternativa aos produtos provenientes da sintese química. A utilização destes produtos tem por objectivo o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, com máxima qualidade na produção, baixa ou nula indução de resistências a fungos e insectos e, sem resíduo.

Na Asfertglobal, continuamos empenhados em cumprir os objetivos de inovação no mercado das soluções naturais e atentos às necessidades dos nossos clientes, nesse sentido, desenvolvemos o Microil.

Com Microil, oferecemos uma solução altamente eficaz para as diferentes culturas: Os óleos constituintes do Microil permitem uma ação ao nível da parede celular e da membrana celular dos insetos, levando à sua inibição. Tendo assim uma ação comprovada contra insectos como, Ácaros, Tripes, Mosca branca e Piolho.

Microil também se revela nocivo para certos fungos como o Botrytis cinerea, Fusarium oxysporum e Sclerotinia sclerotiorum, pelo que também se considera como um produto com atividade fungicida.

A formulação especial, em forma de Microemulsão, desenvolvida pela Asfertglobal e presente no Microil permite uma libertação faseada dos compostos ativos, tornando a formulação mais estável e eficaz.   

Esta tecnologia também promove a homogeneidade de distribuição e aderência da calda de pulverização, aumentando, desta forma, a persistência da solução nas culturas e, assim, reduzir as perdas de colheita e aumentar a produção e a qualidade da produção.

Trata-se de um produto pioneiro, baseado em vários ensaios em diferentes culturas, que cobre as necessidades dos agricultores, sem resíduo e sem criar resistências na planta. A eficácia desta solução já foi altamente testada, e apresentamos aqui os resultados de dois ensaios realizados por entidades certificadas.

Eficácia do Microil no controlo de tripes Frankliniella occidentalis na cultura do tomate

Ensaio realizado em Montemor-o-Velho, Portugal, pela Anadiag em tomate de estufa, para avaliar a eficácia agronómica do Microil. O ensaio foi composto por 2 modalidades e 4 repetições, com 2 aplicações de Microil (7 dias de intervalo), à dose de 3l/ha por via foliar.

Graf. 1 — Total de adultos por parcela

Após a segunda aplicação, Microil apresentou um resultado 94% superior ao da parcela controlo, com a vantagem de Microil ser uma solução de origem natural totalmente sem resíduo.

Ensaio de eficácia no controlo do Oídio em curgete de estufa

Ensaio realizado em Torres Vedras, Portugal, pela Soilvitae em curgete de estufa, para avaliar a eficácia agronómica de Microil. O ensaio foi realizado com 2 modalidades e 4 repetições, com 2 aplicações intervaladas de 1 semana por via foliar à dose de 3l/ha.

Graf. 2 — Percentagem de plantas infetadas

O Microil permitiu que o Oídio ocorresse com menor incidência nas plantas, com reduções para cerca de metade comparativamente ao Controlo. As plantas tratadas com o produto Microil apresentaram menor incidência de Oídio relativamente às plantas Controlo, com diferenças estatísticas em vários dos tempos de amostragem.

proximidade ao cliente
Entrámos no mercado Asiático

Demos mais um passo no nosso ambicioso plano de internacionalização, com a entrada no mercado Chinês.

As nossas soluções biológicas protagonizaram a expansão internacional para este mercado de grande dimensão, garantindo eficiência e sustentabilidade na produção. Com o objetivo de liderar o mercado asiático de biofertilizantes, ambicionamos também expandir a curto prazo para a Coreia do Sul e Tailândia, reforçando a nossa posição neste mercado de grande importância estratégica.

Palestra em Almeria

No passado dia 10 de Junho, organizámos uma ação de formação, na zona de Almeria, onde reunimos agricultores e técnicos dos vários distribuidores da zona.

Nesta que é considerada a província com maior concentração de estufas do mundo, cobrindo uma área de 50.000 hectares, e onde se cultivam cerca de 1,5 milhões de toneladas anuais de hortícolas.

A Formação teve como tema biofertilizantes e soluções de Biocontrolo adequadas, especificamente, para cada uma das culturas da região.

Certificação OMRI

Obtivemos a certificação OMRI para o produto CUPERDEM A certificação OMRI determina quais produtos utilizáveis em Modo de Produção Biológico, especialmente em dois mercados muito importantes para a Asfertglobal, os EUA e o México.

experiência do cliente
Pedro Martinho, Agricultor na região do Oeste, Portugal, aplicou Microil para combater Ácaros em morangueiros (Tetranychus telarius)

Os ácaros que afetam a cultura do morangueiro (Tetranychus telarius), designados por aranhiços, vivem, preferencialmente, na página inferior das folhas e têm grande capacidade de multiplicação em condições ambientais favoráveis tais como, temperaturas altas e baixa humidade relativa.

Quando não controlados de forma correta, os ácaros podem reduzir a produção de frutos em cerca 80%, e quando em altas densidades, podem encurtar o ciclo produtivo da cultura. 

Foto de cliente

Pedro Martinho, produtor de morangos

Pedro Martinho é produtor de morangos, com uma área de 15ha, onde produz as variedades Portola, Fortuna e San Andreas. Aplicou Microil para combater os ácaros, nas parcelas da variedade Fortuna. Nesta parcela foram realizadas duas pulverizações à concentração de 250ml/100l de água, com um intervalo de 5 dias.

Após a 2ª aplicação conseguiu uma eliminação muitíssimo considerável da praga na sua cultura. Refere ainda que “Para além da eliminação dos ácaros, o Microil tem a grande vantagem de ser uma solução sem resíduo, o que me permite colher morangos sem restrições e oferecer ao meu cliente um produto de qualidade e mais natural”. 

Asfertglobal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com