nº 6 — SET/OUT/NOV 2019
Bem-vindos de novo!
atualidade
Os biofertilizantes como promotores da vida e funcionalidade dos solos

Os solos são a principal fonte de produção na agricultura. Um solo fértil e funcional é crucial para maximizar o crescimento das culturas e otimizar a produtividade, mas devido ao excesso do uso de fertilizantes químicos e ao impacto das alterações climáticas, a degradação dos solos tem vindo a intensificar-se. Essa degradação interfere com a atividade dos microrganismos, que são uma componente fundamental dos solos porque asseguram os ciclos biogeoquímicos do Azoto (N), Fósforo (P) e Carbono (C), garantem a proteção da planta contra agentes fitopatogénicos e aumentam a resistência das plantas contra stresses abióticos.

Por isso, a aplicação de biofertilizantes (produtos de base microbiológica) contribui significativamente para equilibrar e promover a vida no solo, melhorando a sua funcionalidade, como tem sido evidenciado por testes independentes realizados com os nossos biofertilizantes:

Kiplant All-Grip como promotor do incremento da vida microbiana do solo na cultura de tomate

A aplicação de Kiplant All-Grip (constituído por bactérias benéficas do solo) numa cultura de tomate de estufa na região de Torres Vedras induziu aumentos muito significativos na abundância e biomassa de microrganismos, promovendo a funcionalidade do solo.

Os efeitos positivos refletiram-se em termos de produtividade, verificando-se um aumento de 22% na colheita, graças ao uso de Kiplant All-Grip.

— A cinzento está representado o controlo (testemunha) e a verde ou castanho o biofertilizante Kiplant-All-Grip —

Kiplant iNmass, Kiplant All-Grip e Mycoshell no aumento da atividade microbiana no solo em macieiras
Num estudo a longo-prazo que o INIAV está a realizar em macieiras na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade com a aplicação dos biofertilizantes Kiplant iNmass, Kiplant All-Grip e Mycoshell Tabs, as análises realizadas aos solos alguns meses após a plantação mostram aumentos significativos da atividade enzimática no solo relacionada com a decomposição e transformação da matéria orgânica, a nível de Carbono (C), Azoto (N) e Fósforo (P).
Conheça aqui a nossa gama de biofertilizantes.
proximidade ao cliente
Fruit Attraction 2019
Madrid, Espanha
A Asfertglobal marcou presença na Fruit Attraction, que se realizou em Madrid, de 22 a 24 Outubro. Este ano, a Asfertglobal contou com um stand de 64m², o seu maior de sempre no evento, e aproveitou a ocasião para apresentar os seus produtos Kiplant Essence e Mycoshell Tabs.
Biostimulants World Congress
Barcelona, Espanha 
A equipa Asfertglobal esteve presente no 4th Biostimulants World Congress, que decorreu em Barcelona, entre 18 e 21 Novembro. Este é um encontro internacional de natureza técnico-científica de grande importância para o setor, devido à qualidade de temas abordados e à presença de especialistas e palestrantes de elevado destaque.
YugAgro
KRASNODAR, RÚSSIA
Entre 19 e 22 de novembro, a Asfertglobal também esteve na YugAgro, em Krasnodar, na Rússia. Esta foi uma presença estrategicamente relevante, já que a Rússia é um dos mais importantes mercados externos para a Asfertglobal.
Growtech Eurasia
ANTÁLIa, TURQUIA
A Asfertglobal esteve presente na Growtech, a maior feira do mundo para a indústria de estufas, realizada entre 27 e 30 de novembro, em Antália. A Turquia é o sétimo maior produtor agrícola do mundo e outro dos principais mercados de exportação para a Asfertglobal, tendo sido esta uma excelente oportunidade para continuar a desenvolver a nossa atividade neste país.
experiência do cliente
Pedro Pinho é responsável por cerca de 1500 hectares de tomate de indústria, 530 hectares de arroz e cerca de 120 hectares de milho, tendo começado a utilizar o biofertilizante Kiplant All-Grip logo desde os primeiros ensaios agronómicos em campo.
“Foi dos primeiros biofertilizantes que comecei a trabalhar, e deu-me logo uma nova perspectiva de fertilização das culturas. Este produto revelou resultados agronómicos muito interessantes, não só pelo aumento consistente das produtividades, mas também pelo desenvolvimento das culturas com menor quantidade de fertilizantes químicos, pela sanidade das plantas, e até mesmo pela precocidade das próprias”.

Pedro Pinho
Pedro Pinho conhece a Asfertglobal desde 2012 e não hesita nos motivos que o levam a ser um cliente fiel:

“A Asfertglobal garante uma boa relação preço-qualidade dos produtos, dão-me garantia de bons resultados agronómicos e têm uma gama que abrange todas as necessidades das diferentes culturas que trabalho. Além disso, tem uma equipa profissional que procura sempre encontrar ou adaptar novas soluções para os nossos problemas ou necessidades”.
Asfertglobal Portugal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com