nº4 - MAR / ABR / MAI 2019
Bem-vindos de novo!
atualidade
O solo, fonte de vida ou não

Quem de nós não ouviu já a expressão ‘solo cansado’ para mencionar um solo degradado e cuja produção agrícola entrou em queda acentuada?

Esta degradação pode advir de fatores diretos ou indiretos, podendo os processos envolvidos serem físicos, químicos e biológicos (onde se engloba a redução dos microorganismos do solo). Microorganismos esses que são os principais agentes da atividade bioquímica do solo, estabelecendo importantes interações entre os componentes do solo (em particular na zona da rizosfera) e as plantas.

Entre os membros mais ativos nos processos de recuperação das áreas degradadas, encontram-se os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) que representam um componente significativo nos ecossistemas, pois exercem grande influência no crescimento e na adaptação das plantas aos stresses bióticos e abióticos, resultando no reforço das suas defesas. Da associação entre os FMAs e as raízes surgem as micorrizas que exercem efeitos marcantes nas plantas, nomeadamente, no desenvolvimento de raízes, na otimização de relações hídricas, na melhoria da absorção de nutrientes e no aumento da produção. Estudos realizados em solos agrícolas com diversas situações de degradação têm demonstrado a importância das micorrizas como agentes recuperadores e optimizadores das culturas agrícolas.

Mycoshell: as micorrizas na otimização das culturas
Mycoshell Tabs em macieiras em Alcobaça (Portugal)

Com o objetivo de avaliar a eficácia do Mycoshell Tabs no desenvolvimento vegetativo de macieiras no 1º ano realizaram-se, no INIAV (Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade), aplicações em árvores em vaso no momento do transplante. Em Fevereiro de 2019, desenvasaram-se e destruíram-se 6 plantas de cada modalidade (controlo e Mycoshell Tabs) para quantificação de parâmetros biométricos.

Resultados: Ao fim do 1º ano com a aplicação do Mycoshell Tabs obtivemos plantas maiores e mais equilibradas devido a um acentuado acréscimo do desenvolvimento vegetativo, quer ao nível radicular quer ao nível aéreo. Verificou-se um aumento do número de raízes principais (+31,9%) e do peso médio dos ramos (+18,1%) em relação ao controlo.

Mycoshell Dripper em morango em
Montemor-o-Velho (Portugal)
Avaliou-se a eficácia do Mycoshell Dripper - em duas doses distintas - aplicado ao transplante por via radicular na cultura do morango.
Resultados: A aplicação do Mycoshell Dripper resultou num aumento significativo do comprimento das raízes (quantificadas em duas datas) e da produção total obtida onde se registou um acréscimo de 36,6% e 40,0%, na modalidade 2 kg/ha e 4 kg/ha respetivamente.
Mycoshell Tabs testado em milho e feijão na África do Sul

Avaliou-se a eficácia do Mycoshell Tabs aplicado em vasos à cultura do milho e do feijão a duas doses e em comparação com um controlo (sem tratamento). Resultados: Em milho a aplicação do Mycoshell Tabs resultou numa eficácia estatisticamente superior (Teste ANOVA e Fisher) em ambas as doses. Comparativamente à testemunha, a produção de biomassa fresca obtida foi superior em +2,0% e +17,0% nas modalidades 1 pastilha/vaso e 2 pastilhas/vaso, respetivamente. Em feijão, obteve-se uma eficácia estatisticamente superior na dose mais elevada de Mycoshell Tabs (2 pastilhas/vaso). A quantidade de biomassa fresca produzida foi superior em 9,5% e em 33,3%, na dose 1 pastilha/vaso e 2 pastilhas/vaso, respetivamente e comparativamente ao controlo.

proximidade ao cliente
OVIBEJA - BEJA (PORTUGAL)
Muitos clientes e técnicos visitaram-nos durante a 30ª edição da OVIBEJA – Feira Agricola que decorreu entre 24 e 28 de abril.No stand do nosso distribuidor SAMUEL SALGADO recebemos, ao longo de todo o certame, produtores e técnicos com especial foco nas culturas do amendoal, olival e vinha.

O Mycoshell Tabs (micorrizas em pastilhas) foi o produto em destaque pela elevada aceitação que está a ter nomeadamente na sua aplicação em plantações novas e retanchas.  
experiência do cliente
Árvores com bom equilíbrio raiz/parte aérea, que apresentem uma raiz sã e forte, associada a uma boa quantidade de raízes finas que irão minimizar a crise de transplantação. É este o perfil da árvore pretendida pelo produtor (e pelo viveirista).
Fomos ouvir Eddie Vorster, produtor de citrinos do Mahela Group (Letsitele, África do Sul).
“A nossa principal necessidade é produzirmos um porta-enxerto forte que nos permita, depois da enxertia, termos árvores homogéneas e robustas. Em cada campanha, no viveiro, aumenta a quantidade de árvores que é necessário produzir, o que requer que o seu crescimento seja rápido e uniforme, com sistemas radiculares saudáveis e bem desenvolvidos, desde a sementeira até as árvores estarem prontas para expedir.

Utilizámos o Mycoshell da Asfertglobal em viveiro, na nossa segunda etapa de transplantação, quando o porta-enxerto é transplantado para sacos maiores previamente à enxertia.

Em poucas semanas, os resultados foram evidentes verificando-se, na modalidade com Mycoshell, o crescimento uniforme dos porta-enxertos e um aumento do diâmetro dos caules ao longo das linhas enquanto nos porta-enxertos / sacos não tratados (sem Mycoshell) eram visíveis significativas diferenças de crescimento.”
“Nos próximos 12 meses iremos prosseguir a observação das árvores a que foi aplicado o Mycoshell. Contudo, verificamos uma redução drástica na taxa de mortalidade dos porta-enxertos tratados com Mycoshell, pelo que estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados.”
Asfertglobal Portugal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com