nº 5 - JUN / JUL / AGO 2019
Bem-vindos de novo!
atualidade
Frutas e legumes produzidos responsavelmente, sãos e saborosos. É isso que o consumidor procura.

Clientes, produtores e consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental das atividades, serviços e produtos que consomem.

Agricultura, alterações climáticas e segurança alimentar estão mais unidos do que nunca. E se a agricultura é responsável por 24% das emissões de gases com efeito de estufa também é verdade que a produção agrícola é o setor mais afetado pelas alterações climáticas, nomeadamente devido às secas e inundações, que ameaçam a produção e a segurança alimentar.

Condições climáticas adversas tem levado os produtores a um maior rigor de critérios na fertilização e proteção das culturas para disponibilizarem frutas e legumes com o mínimo de químicos, tal como anseiam os consumidores. Os produtores buscam incessantemente inovar através da utilização de novas tecnologias que, em alternativa ou como complemento, permitem contornar as alterações nas condições de produção e disponibilizar produtos agrícolas com elevadíssimos padrões de qualidade.

E ano após ano consumimos mais frutas e legumes de proximidade e, portanto, mais frutas e legumes nacionais produzidos de forma responsável. Sim, porque o que é nacional é bom.

Quitosano, Sílicio e Heptagluconato de Cobre:
exemplos de soluções eficientes sem resíduo.
Kiplant VS-04, Eckosil e Cuperdem em uva de mesa no Carregado.

Avaliou-se a eficácia do Kiplant VS-04, Eckosil e Cuperdem no controlo de Botrytis cinerea em uva de mesa. Realizaram-se 4 aplicações, posicionadas entre a queda das pétalas e 4 semanas antes da colheita, com Kiplant VS-04 + Cuperdem (3 l/ha +1,5 l/ha) e Cuperdem+Eckosil (2,5 l/ha + 1 l/ha), com uma cadência de 10-15 dias entre tratamentos.

Resultados: A aplicação dos produtos Kiplant VS-04 + Cuperdem e Cuperdem + Eckosil revelaram uma eficácia de 100% comparados com a testemunha tendo controlado de forma eficaz a Botrytis cinerea em uva de mesa. 

Eckosil e o incremento nutricional em peras em Alcobaça
Avaliou-se a eficácia do produto Eckosil na promoção da absorção de nutrientes ao nível foliar e na redução dos danos causados pelo escaldão solar, num ensaio realizado no INIAV (Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade). Realizaram-se 4 aplicações foliares com Eckosil a duas doses distintas (0,5 l/ha e 1 l/ha). As aplicações foram efetuadas semanalmente, a alto volume (1000 l/ha) e iniciaram-se quando os frutos atingiram um diâmetro de 20 mm. 
Resultados: As análises foliares para a dose de 1 l/ha evidenciaram o aumento de teor de 13 dos nutrientes analisados e na dose de 0,5 l/ha o aumento verificou-se em 9 dos nutrientes analisados. Em ambas as doses de Eckosil verificou-se um significativo decréscimo do número de frutos com danos causados pelo escaldão solar em relação ao controlo.
Kiplant VS-04 na qualidade e conservação de framboesa (Holanda)

Avaliou-se a eficácia do Kiplant VS-04 na firmeza e qualidade dos frutos (açucares e pH) e na conservação pós-colheita. Realizaram-se 2 aplicações foliares de Kiplant VS-04 (3 l/ha), posicionadas antes da floração e duas semanas depois.

Resultados: Analisados os frutos em duas datas de colheita (no início e no final de outubro) e após decorridos 5 dias de armazenamento, verificou-se que, na modalidade onde foi aplicado Kiplant VS-04 houve 42% de aumento de firmeza dos frutos vs. controlo (nas duas datas de colheita) e um aumento de 19% após os 5 dias de armazenamento. Onde se aplicou Kiplant VS-04, os frutos apresentaram um teor de açúcar mais elevado e um menor pH (padrões apreciados pelo consumidor) e um melhor aspeto visual após 21 dias de armazenamento.

proximidade ao cliente
SANTIAGRO 2019: Feira Agropecuária e do Cavalo Santiago do Cacém
Em parceria com o nosso distribuidor Santiluso estivemos no maior evento agrícola do sul do país que decorreu entre 30 de maio a 2 de junho.
II JORNADAS TÉCNICAS DE FRUTICULTURA INIAV
Alcobaça
A 16 de Junho cerca de 60 produtores e técnicos participaram ativamente na apresentação dos resultados do ensaio de Kiplant Blush no incremento da coloração da maçã Fuji realizada pelo Doutor Miguel Leão (investigador do INIAV) e completada por uma visita de seguimento aos ensaios de biofertilizantes a decorrem nos pomares da Estação de Fruticultura Vieira Natividade em parceria com a Asfertglobal. O investigador Luís Carvalho da Faculdade de Ciências abordou vários tópicos relativos aos impactos positivos gerados no solo e nas plantas pela aplicação de biofertilizantes.
FEIRA NACIONAL DO MIRTILO 2019
Sever do Vouga
Numa organização da revista ‘Voz do Campo’ em parceria com a AGIM e o Município de Sever do Vouga participámos a 29 de junho na palestra "As conversas são como os Mirtilos" onde apresentámos algumas das novas soluções para a moderna produção do mirtilo.
JORNADAS TÉCNICAS: FUTURO PARA A MAÇÃ RISCADINHA E A FRUTICULTURA NA PENINSULA DE SETÚBAL – Poceirão
Inseridas na Feira Agrícola do Poceirão que decorreu em Julho, e perante uma interessada plateia, apresentámos o Kiplant Blush, solução fertilizante dinamizadora da melhoria de coloração da maçã Riscadinha, produto tradicional desta região.
experiência do cliente
Produzir mirtilos sem resíduos analiticamente detetáveis é já uma realidade na exploração do Francisco Parente, após decidir proactivamente diferenciar-se e antecipar uma solicitação futura da cadeia norte-americana que lhe comercializa a produção.
 
Fomos ouvi-lo ...
“A minha ideia foi ter um ‘produto mais natural’ e, para tal, adaptei a forma de trabalho habitual recorrendo às novas ferramentas disponibilizadas pela Asfertglobal.

No caso da Botrytis que ataca os frutos, passei a usar preventivamente a mistura do Cuperdem com o Kiplant VS-04, andando sempre à frente das condições propícias à doença. Antes recorria a soluções químicas, tratando ao aparecimento dos sintomas por aconselhamento do técnico que me acompanha e, em verdade, nem sempre conseguia controlar totalmente o fungo. Hoje ao antecipar o problema, a Asfertglobal deu-me a solução.”
“Outro problema frequente na cultura do mirtilo, principalmente no final do ciclo (meados de junho/início de julho), é o oídio. As humidades matinais associadas a temperaturas elevadas e às chuvas ocorridas propiciaram, este ano à semelhança dos anteriores, a instalação do fungo, contudo, com a nova estratégia, a campanha correu lindamente e não tive qualquer problema ao contrário do que aconteceu noutras explorações na zona.

Como acontece noutros pequenos frutos, a firmeza do fruto e a conservação pós-colheita são dois parâmetros cruciais no mirtilo, e estou a aplicar o Eckosil (Silício) alternado com o Kiplant KCa e com o Kiplant Ca. Além de aumentar a firmeza, consegui uma redução na quantidade de frutos engelhados (decréscimo da desidratação) e plantas com uma maior resistência aos picos térmicos proporcionada pela aplicação foliar regular de Eckosil.

Através das análises realizadas consegui numa campanha passar a produzir sem resíduos analiticamente detetáveis oferecendo ao consumidor um produto mais natural. Na próxima campanha, vou iniciar uma estratégia idêntica às nectarinas e à pera Rocha. Nos mirtilos afinarei a utilização do Eckosil pois, devido ao preço elevado do mirtilo, qualquer redução nas perdas tem um apreciável impacto económico.

E é incrível a tranquilidade e satisfação que sinto, como pai, por os meus filhos em qualquer momento poderem colher frutos no campo.”
Asfertglobal Portugal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com