nº3 - JAN / FEV / MAR 2019
Bem-vindos de novo!
actualidade
A economia circular na agricultura

Hoje vivemos focados num modelo de economia sustentável, hipocarbónica, eficiente em termos de recursos e competitiva, tendemos para um modelo circular que impulsiona a inovação e a competitividade associadas a preocupações com o impacto ambiental. E a agricultura não é excepção!

A indústria de processamento de pescado - importante atividade económica para Portugal - é geradora de grandes quantidades de bioresíduos, nomeadamente no caso dos crustáceos cujas carapaças são uma importante fonte de quitina, o polissacarídeo mais abundante na natureza depois da celulose.

O Quitosano por sua vez é um derivado da quitina, que tem chamado a atenção em diversas indústrias pela sua atividade antimicrobiana num largo espectro de fungos, bactérias e leveduras.

Empenhados em disponibilizar uma solução não poluidora e com nulo impacto ambiental, a Asfertglobal optou, num modelo de economia circular, por realizar o upcycling, dos bioresíduos dos crustáceos através da sua integração no processo produtivo do Kiplant VS-04, realizando assim a conversão dos resíduos em produtos que resultam num valor superior ao do produto reciclado.

Kiplant VS-04: o Quitosano no controlo dos nemátodos
Com o objetivo de quantificar a eficácia do Quitosano presente no Kiplant VS-04 contra nemátodos patogénicos realizaram-se aplicações por via radicular a plantas de tomate em vaso.
Resultados: A aplicação do Kiplant VS-04 resultou na diminuição da ocorrência de galhas, nomeadamente na dose mais elevada testada (20 l/ha) onde a redução foi bastante considerável quando comparada com o controlo (Teste Tukey, P<0,05) e obtendo-se efeito idêntico ao tido com a aplicação do nematodicida químico.


Constatou-se igualmente aumento do consistente no peso fresco da parte radicular e da parte aérea das plantas tratadas com Kiplant VS-04.

- Fonte: Soilvitae (Spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) -

Tomateiros no final do ensaio:
Kiplant VS-04: o Quitosano no controlo do Oidium sp
em pepino
Avaliou-se a eficácia do Kiplant VS-04 aplicado por via foliar no controlo do Oídio na cultura do pepino e em comparação com a aplicação do fungicida Azoxistrobina.

Resultados: A aplicação do Kiplant VS-04 resultou numa eficácia estatisticamente similar (Teste Student-Newman-Keuls, P=0,05) na % de folhas atacadas/parcela e na % de área da folha atacada/parcela, comparada com a Azoxistrobina.

- Fonte: Anadiag (Empresa certificada para ensaios) -

Kiplant VS-04: o Quitosano no controlo do Stemphylium Vesicarium em pera Rocha
Avaliou-se a eficácia do Kiplant VS-04 em mistura com o Eckosil e do Kiplant VS-04 em mistura com Cuperdem no controlo da estenfiliose na cultura da pera.

Resultados: Nas modalidades onde foi efetuada a aplicação do Kiplant VS-04 + Eckosil e do Kiplant VS-04 + Cuperdem, as árvores apresentaram um número de folhas atacadas/parcela significativamente inferior comparadas com o controlo.

- Fonte: Anadiag (Empresa certificada para ensaios) -

proximidade ao cliente
JORNADAS de FRUTICULTURA INIAV / ASFERTGLOBAL
Alcobaça (Portugal)
Mais de 120 produtores e técnicos de todo o país participaram na apresentação e visita ao campo de ensaios de biofertilizantes Asfertglobal na ENFVN realizada no dia 22 de fevereiro.

Na ocasião a Professora Cristina Cruz (investigadora da Faculdade de Ciências) enquadrou a utilização dos biofertilizantes como prática enriquecedora do solo, otimizadora da utilização da fertilização química pelas culturas e promotora da formação de biomassa vegetal.
O Engº Miguel Leão (investigador do INIAV) apresentou os resultados do 1º ano de ensaios com biofertilizantes nos pomares da ENFVN.
O Engº Pedro Sebastião (Asfertglobal) apresentou resultados de ensaios com Kiplant VS-04 no controlo da estenfiliose em pera Rocha na zona de Alcobaça.
experiência do cliente
A qualidade dos frutos é o mais importante, especialmente nas framboesas, um dos frutos mais sensíveis dentre os que se produzem na Europa.
Fomos ouvir o Marcel de Jong, consultor para produção biológica no UP'Ness (Benelux).
“Como, para aumentarmos o shelf life, é imprescindível que melhoremos a qualidade dos frutos, em 2017 iniciámos ensaios com o Kiplant VS-04 para verificar o seu potencial no aumento da firmeza dos frutos.

Analisámos frutos colhidos em duas datas distintas (no início e no final de outubro) e após 5 dias de armazenamento refrigerado. Nos frutos tratados com Kiplant VS-04 obtivemos um incremento de 40% na firmeza e de 5% no tamanho dos frutos em comparação com a testemunha, resultados consistentes para ambas as datas de colheita. E na amostra com cinco dias de armazenamento, obtivemos um aumento de firmeza dos frutos de cerca de 20%.

Assim, nos três momentos de análise, a firmeza e o tamanho dos frutos foram superiores às testemunhas.”
“Com relação à experiência sensorial do consumidor, obtivemos igualmente bons resultados: os frutos tratados com Kiplant VS-04 apresentaram maior teor de açúcar e menor pH! Nos frutos provenientes da primeira data de colheita, o teor de Cálcio no sumo também foi superior à testemunha.

Aprendizagem destes dois anos: devemos começar as aplicações logo ao início da floração e repetir cada duas semanas. Em framboesas, aconselhamos um mínimo de quatro tratamentos.

Este ano, vamos alargar a utilização do Kiplant VS-04 a um maior número de produtores de framboesas e também ao sul da Europa. Além das framboesas, também iniciámos aplicações noutros frutos.”
Asfertglobal Portugal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com