nº2 - NOVEMBRO / DEZEMBRO 2018
Bem-vindos de novo!
actualidade
Utilização responsável de Cobre na agricultura

Reconhecido pela sua ação fungicida e bactericida, o Cobre é desde há décadas utilizado na proteção das culturas – nomeadamente na produção biológica – apresentando, contudo, algumas preocupações relativas à eficiência da fixação do ião Cobre no exterior dos tecidos das plantas e à sua consequente acumulação nos solos.

O Cobre é um micronutriente essencial para as plantas, e integra as proteínas que formam as enzimas reguladoras da atividade da maioria das reações bioquímicas nas plantas. Desempenha assim, um papel fulcral em processos fundamentais como a fotossíntese, a respiração, a libertação de radicais livres e a lenhificação dos tecidos.

A manutenção de teores adequados de Cobre para as plantas já são níveis tóxicos para alguns patógenos - fungos e bactérias - logo, se conseguirmos manter o Cobre a níveis ótimos para as plantas, conseguimos criar ambientes hostis para os agentes causadores de doenças, conseguindo minimizar os ataques ou que estes sejam menos agressivos.

O Cobre não se degrada por ação química ou fotolítica mas apenas por lixiviação originando que, nalgumas culturas, devido à existência de concentrações de Cobre no solo entre 500-800 ppm, a ação das micorrizas e bactérias benéficas do solo seja afetada.

Em 2002, e na sequência de estudos de avaliação ambiental da bio-acumulação no solo, da contaminação dos cursos de água e da toxicidade nos organismos vivos, a UE restringiu gradualmente a quantidade anual máxima de compostos cúpricos aplicáveis nas culturas.

Na seleção da formulação de Cobre deve-se ter em atenção qual o seu teor em Cobre assimilável pela planta, isto porque, quase todos os produtos convencionais (oxicloreto e hidróxido) apresentam baixa solubilidade em água e consequentemente, uma suspensão de partículas de Cobre com deficiente cobertura da superfície da planta.

CUPERDEM: o Cobre onde ele é preciso
Com o objetivo de quantificar a retenção efetiva do CUPERDEM (Gluconato de Cobre) realizaram-se aplicações foliares de CUPERDEM (3 l/ha) em dois olivais distintos em Portugal em Janeiro e Março de 2018. Decorridos 5, 12 e 21 dias após a aplicação, analisou-se o teor de Cobre nas folhas previamente lavadas para eliminar Cobre aderente à superfície.

As diferenças entre as árvores tratadas e o controlo atingiram o seu máximo aos 12 dias após o tratamento com +393% de Cobre nas oliveiras tratadas (ensaio 1) e com +54% de Cobre nas oliveiras tratadas (ensaio 2).

Os resultados obtidos mostram um claro efeito de absorção foliar do CUPERDEM de uma forma gradual ao longo dos dias, que poderá servir de barreira às doenças criptogâmicas num período até 3 semanas.

- clique nos gráficos acima para ampliar -

proximidade ao cliente
Conferência Festa das Adiafas 2018
Cadaval (Portugal)
A participação de produtores e técnicos da região Oeste na conferência realizada no dia 9 de Outubro superou largamente as expetativas.Na ocasião foram apresentados resultados de ensaios realizados com ECKOSIL, KIPLANT iNmass e MYCOSHELL em vinha e em pomares de Pera Rocha na última campanha.
experiência do cliente
CUPERDEM aplicado em baby-leaf e aromáticas no litoral alentejano
Os produtores de hortícolas e técnicos são unânimes em afirmar a escassez de soluções para um gestão sustentável da sanidade das culturas, nomeadamente das que apresentam um ciclo de produção curto – baby-leaf e aromáticas - em alturas climáticamente mais difíceis. 
Fomos ouvir o Engº Nuno Brissos, Farm Manager na Vitacress Portugal. 
“Em várias culturas e para algumas doenças das nossas culturas - leaf spot, algumas podridões,… - não temos grandes soluções. E algumas soluções tem um intervalo de segurança muito elevado.

Experimentámos o Cuperdem, como experimentámos várias soluções e o Cuperdem trouxe vantagens em termos de eficácia. Destacou-se principalmente nalgumas aromáticas em que conseguimos reduzir quase a zero a aplicação de fungicidas.’’
“No caso particular da cultura dos coentros e da Septoria, o Cuperdem consegue melhorar a qualidade da cultura, não deixando marcas.

A utilização do Cuperdem dá-nos uma boa flexibilidade nos intervalos de segurança, permitindo-nos fazer aplicações mais próximo da colheita, período em que aparecem normalmente mais problemas devido ao maior volume de vegetação e menor arejamento.’’
A equipa ASFERTGLOBAL deseja-lhe um Santo Natal e um 2019 repleto de sucessos e realizações.
Asfertglobal Portugal
Rua Nova da CEE, Perofilho
2005-008 Várzea, Santarém - Portugal
Tel.:+351 243 779 431 - info@asfertglobal.com
www.asfertglobal.com